Conhecer os elementos que influenciam no valor de um imóvel é a melhor forma de saber exatamente os benefícios que esse bem pode lhe dar, não apenas como moradia, mas como investimento.
A Pantera Imóveis trouxe alguns itens para lhe ajudar no momento da compra ou venda do seu imóvel, e identificar quais são esses fatores que influenciam no valor. Vamos lá?!
Começamos pela localização, se o imóvel estiver localizado em bairros nobres ou centrais na cidade, sem dúvida, oferecerá mais facilidades do que os mais afastados de comércios e meios de transportes, assim terá sua avaliação ampliada por isso. Portanto o bairro onde o imóvel está localizado é o item mais importante a ser observado além do que se refere às próprias características do imóvel, quando falarmos em valorização.
Todos os outros itens importantes dizem respeito aos detalhes da própria construção e afins, como os que destacamos aqui:
– Quantidade de Andares: quanto mais alto for o prédio de apartamentos, maior será o valor, pois desta forma o condomínio terá elevadores e mais recursos serão necessários para que os moradores se locomovam, o que agrega valor ao imóvel.
– Estrutura e Acabamento: imóveis maiores com cômodos e distribuições mais amplas, com estrutura e possibilidade de serem feitas adaptações, contam na hora de valorizar um imóvel, assim como a qualidade do material de acabamento, observe sempre o material envolvido, como, pisos, pintura, hidráulica, pias e parte elétrica; o nível do material utilizado na obra conta muito.
– Áreas de Lazer: condomínios com uma área completa com piscina, playground, espaço para crianças, salão de festas, sauna, quadras poliesportivas e outros ambientes são bem mais valorizados do que aqueles que só possuem um local básico para lazer.
– Segurança: cada vez mais a proteção dos condomínios de casas ou apartamentos conta muito no momento de avaliar, assim, além de portaria 24 horas, se existe vigilância de rua, câmeras e sistemas de segurança mais avançados são fatores determinantes.
– Quantidade de Vagas de Garagem: percebemos um novo formato de famílias hoje em dia, com os filhos adultos demorando cada vez mais para saírem das casas de seus pais e o item “vagas de garagem” reforça sua importância com uma tendência de mudança, o que antes tinha como padrão 1 ou 2 vagas, percebe-se já um movimento para apartamentos com 3 ou 4 vagas de garagem com um padrão mais alto de avaliação.
– Tempo de Construção: a idade do imóvel conta como um item importante para valorizá-lo ou não. Assim se o imóvel é novo, foi construído baseado em tecnologia, em conceitos de sustentabilidade e com propostas de maior conforto e bem estar, além de oferecer menos risco com gastos enormes em reformas, infiltrações e rachaduras, costumeiras em imóveis mais antigos.
Agora você já conhece alguns fatores que influenciam na avaliação dos imóveis, mas conte sempre com a ajuda da Pantera Imóveis para buscar a melhor oportunidade de negócio para você, vendendo ou comprando, para morar ou investir!
-
Artigo Anterior Lista: documentos para compra de imóvel
-
Próximo Artigo Quais foram as mudanças no Minha Casa, Minha Vida?