A Pantera separou algumas dicas para que você possa fazer pequenos reparos em sua casa, no melhor estilo “faça você mesmo”.
Independentemente de sua habilidade manual, hoje, depois de aprendermos o real valor de estar em casa, mais e mais pessoas, do universo feminino e masculino, se abriram para fazer pequenos e fáceis reparos em casa, além de mais econômico, oportuniza uma manutenção pontual e muitas vezes pode até ser terapêutico.
E você, é do tipo “mão na massa”? Ou na primeira lâmpada queimada procura o eletricista de confiança?
Falando em lâmpadas, vamos iniciar pela parte elétrica, trocá-las ou a resistência do chuveiro são itens comuns que quase todos nós fazemos, mas, o que acha de se desafiar na instalação de um lustre ou pendente?
Basta termos os mesmos cuidados iniciais, desligar a chave geral ou disjuntor e estar calçado, para não tomar aquele choque; depois dos fios conectados, abuse da fita isolante. Lembre-se de sempre fazer esses reparos durante o dia, visto que estará com energia elétrica desligada.
E com as paredes, já se aventurou? Parece unânime que essa parte seja a mais simples, para pintar ou tratar as paredes, tenha massa corrida, um pouco de gesso e lixa em mãos.
Para a etapa de pintura, delimite o local que deseja pintar com uma fita crepe, proteja tomadas, interruptores, rodapés. Uma dica importante é comprar a tinta que utilizará de uma só vez, para evitar diferença de tonalidade e caso tenha crianças e animais de estimação em casa, o mais indicado é comprar tintas sem cheiro e armazenar em local seguro antes e depois do uso.
Para pendurar quadros e prateleiras, temos uma dica valiosa, primeiro, veja a planta com os encanamentos e fiação da residência, somente com isso já economizará tempo e dor de cabeça, defina e marque o local. Se colocar uma sacola plástica embaixo da furadeira, ainda terá um serviço bem mais fácil de limpar.
Com a parte hidráulica da casa, quem nunca se viu às voltas com uma pia entupida? A maioria dos entupimentos é fácil de resolver, mas, se a solução for a limpeza do sifão, vamos lá! Não tenha medo ou nojo, vista suas luvas, coloque um balde embaixo para facilitar e ao final, faça testes para a verificar se restaram inconvenientes vazamentos e pronto!
Nestes pequenos exemplos percebemos que são necessários alguns preparos prévios, como a compra ou a separação do material que utilizará, a leitura atenta de qualquer tipo de manual ou planta, verificar qual horário poderá fazer, se morar em prédios ou condomínios, entre outros itens de seu planejamento, para depois partir para a execução.
Ainda vale lembrar que nem todos os reparos podem ser feitos por leigos, pois requerem mais cuidados e geram mais perigos, assim, caso não esteja confortável em fazer, chame um especialista.
E agora?! Que tal colocar a mão na massa?
Entre reparos simples e organizar sua casa, lembre-se que a Pantera estará com você nessa, pensando sempre no conforto e no bem estar, para você ter o seu lar, doce lar.
-
Artigo Anterior Lista: documentos para compra de imóvel
-
Próximo Artigo Quais foram as mudanças no Minha Casa, Minha Vida?