Você conquista o sonho de comprar um imóvel e certamente vai querer deixar tudo com a sua cara e de forma acolhedora, para aproveitar todos os momentos com a família e amigos.
O mesmo acontece quando alugamos uma casa ou um apartamento. Não é porque o imóvel é alugado que precisa ficar sem a sua identidade.
Há várias formas de “intervir” nos espaços do imóvel alugado, para que ele deixe de ter características provisórias, sem que cause incômodos ou prejuízos ao proprietário.
É possível modificar pontos de luz, tomadas e até a posição de armários. Tudo depende de uma conversa e um acordo com o locador. Porém, para que tudo saia conforme o planejado, é recomendável ter um projeto de decoração.
Dicas para planejar cada ambiente
Nas duas situações, imóvel próprio ou alugado, a vantagem de ter um projeto de decoração é fugir do improviso, e do imprevisto, e garantir que, no final, seu lar lhe proporcione harmonia e bem-estar.
Destacamos algumas recomendações para garantir espaços bonitos e confortáveis para o seu imóvel. Confira!
Defina o seu orçamento
Antes de qualquer coisa, é preciso definir um orçamento, especialmente para que o profissional responsável pelo projeto saiba até que ponto pode sugerir mudanças e formas de execução.
Selecione os cômodos
O próximo passo é designar os espaços que serão decorados e a funcionalidade de cada local, como um escritório ou sala de televisão. Cada um deve ter características específicas para utilização, como tipo de iluminação e disposição dos móveis.
Faça pesquisas de variedade de estilos
Há sites e revistas, por exemplo, que são especialistas em decoração. Nestes meios você pode consultar diversos estilos, como a mais clássica, moderna, romântica, rústica ou retrô.
A partir daí, você também vai poder estabelecer o tipo de móveis que serão distribuídos, o estilo de objetos de decoração (quadros, cortinas, tapetes, espelhos) e a variação de cores.
Vai ficar mais fácil para trocar ideias com o profissional de decoração.
Eleja o profissional
Por fim, é tão importante quanto, escolher o profissional que vai planejar e executar tudo o que você idealizou. Tenha sempre em mente que a sua interação com este profissional é vital, portanto, seja bem específico e detalhista ao descrever as suas ideias.
03 Dicas para não errar na hora de planejar um projeto de decoração
Ao arquitetar as ideias para a decoração do seu imóvel, podem ocorrer enganos e até danos ao patrimônio. Veja as dicas que separamos para prevenir situações como estas.
Cuidado com instalações elétricas e hidráulicas
Ao projetar a instalação de móveis ou a alteração de tomadas, por exemplo, sempre questione o profissional de decoração sobre a possibilidade de afetar pontos hidráulicos e instalações elétricas relacionados a equipamentos de ar condicionado, funcionamento de TV a cabo, coifas e exaustores, por exemplo.
Fique atento com as medidas dos cômodos e mobílias
Antes de comprar móveis e pensar nos demais detalhes da decoração, verifique as medidas dos espaços. Sofás, mesas ou estantes com tamanho desproporcional à delimitação do cômodo atrapalham a circulação das pessoas e desarmonizam o ambiente.
Não amontoe objetos em armários, prateleiras e estantes
A organização é ponto fundamental de qualquer projeto de decoração. Fique atento ao acúmulo de livros, enfeites e outros objetos em cima de mesas ou em móveis, especialmente quando ficam expostos. Ambientes assim transmitem a sensação de bagunça e desleixo.
Com essas dicas, o seu imóvel vai ganhar a sua personalidade em cada ambiente!
-
Artigo Anterior 5 Restaurantes em Santo André para você conhecer
-
Próximo Artigo Guia: o que fazer em Santo André