Morar em um apartamento é uma alternativa cada vez mais comum, principalmente para as pessoas que vivem em grandes cidades, pois, além de ser uma tendência das regiões metropolitanas, um apartamento oferece segurança, praticidade e um custo mais acessível.
No entanto, devido ao pouco espaço, a falta de uma área verde é um dos maiores dilemas de quem vive em apartamento. A boa notícia é de que mesmo com essa limitação é possível sim, ter um lindo jardim em apartamento e cultivar plantas, temperos e flores de sua preferência.
Para isso, basta ter alguns cuidados específicos e seguir algumas dicas de como ter um jardim em apartamento. Confira:
Escolha o espaço ideal para o seu jardim
Pensar no local onde será criado o seu jardim é o primeiro passo para montar o seu cantinho verde. Avalie os espaços da sua casa que tenham algum contato com a luz solar.
Pode ser uma varanda, uma parede perto da lavanderia, cozinha, sala de estar ou, até mesmo, em uma escada. Instale prateleiras, suportes e nichos que possibilitem a acomodação das suas plantinhas.
Jardim em apartamento também precisa de Iluminação
Seja qual for o tipo de planta que você escolher cultivar no seu jardim em apartamento é preciso ficar atento à iluminação do ambiente. Algumas plantas como a Espada de São Jorge, Lírios da Paz, Bromélias, Dracenas e Peperômias se adaptam bem em ambientes com pouca luz natural.
Mas, caso o ambiente conte com bastante incidência de luz natural, prefira plantas mais resistentes ao sol como hibiscos, rosa do deserto, petúnia, onze-horas, cactos, suculentas dedo de moça, entre outras… É preciso bastante atenção à iluminação para a melhor adaptação e cuidado das plantas.
Escolha plantas que combinem com o seu apartamento
Ter um jardim no apartamento irá proporcionar ao seu espaço mais tranquilidade, beleza e um toque de personalidade. Por isso, ao planejar o jardim, considere na escolha das plantas, a harmonia com a decoração.
Os tons de verde despertam a sensação de leveza, além de renovar o ar do ambiente. Em uma decoração mais clean, por exemplo, plantas pendentes como samambaias remetem a um estilo mais tropical e versátil.
Uma boa ideia para quem está iniciando na criação de um jardim no apartamento é contar com suculentas, que combinam com todos os ambientes, exigem poucos conhecimentos sobre jardinagem e não precisam de regas constantes.
Cultive uma horta no apartamento
Uma ótima dica para um jardim em apartamento é a criação de uma horta, além de contribuir com o espaço verde, o cultivo de temperos como salsinha, alecrim, manjericão, hortelã, será muito útil na preparação dos alimentos e os cuidados com a horta serão recompensadores na colheita de temperos naturais, sem agrotóxicos e plantados por você mesmo.
Lembre-se: plantas precisam de cuidados constantes!
É importante ressaltar que o cultivo do jardim, ainda que seja uma atividade relaxante e proporcione mais beleza ao apartamento, também requer responsabilidades e cuidados.
Para ter plantas e flores sempre bonitas e vistosas é necessário se atentar a frequência das regas, trocas de vasos quando for necessário, poda das folhas e fertilizantes para o melhor desenvolvimento do jardim.
Fique de olho no crescimento e na adaptação das plantas com o ambiente, se for preciso mude a posição com relação à luz.
Depois de pronto, e com os devidos cuidados, o seu cantinho verde irá ficar lindo e o jardim será um dos seus espaços favoritos do apartamento.
Vale a pena investir na ideia!
-
Artigo Anterior Lista: documentos para compra de imóvel
-
Próximo Artigo Quais foram as mudanças no Minha Casa, Minha Vida?